terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aula prática simples que pode ser realizada na sala de aula

A dinâmica populacional dos micróbios em vários ambientes – Aula prática

Objetivos:

Demonstrar que a diversidade de populações microbianas se desenvolve de acordo com as condições nutricionais e físico-químicas (luz e temperatura) encontradas nos ambientes, ao longo do tempo.
• Descrever a forma de associação que os micróbios utilizam para formar comunidades e, assim, sobreviver na Natureza.

Materiais:

• fita adesiva;
• uma garrafa de plástico transparente de 2 litros, para cada experimento;
• caneta de retroprojetor;
• uma espátula;
• dois baldes pequenos;
• papel-toalha;
• um funil (pode ser o gargalo de uma garrafa de refrigerante);
• uma xícara ou caneca;
• uma colher grande ou uma pá;
• cinco xícaras de lama ou de terra, recolhidas de, pelo menos quatro locais diferentes, tais como lagoa, pântano, lago, jardim, quintal ou bosque para cada garrafa;
• cinco xícaras de água, à escolha (água de chuva, lago, rio, aquário ou água mineral sem gás);
• uma colher de sopa para medida;
• um bastão de madeira;
• uma folha de jornal picada em pedaços bem pequenos;
• lâminas para microscopia;
• lamínulas para microscopia;
• microscópio óptico;
• uma colher de sopa de giz branco polvilhado.

Metodologia:

1.1. Coloque as cinco xícaras de terra ou de lama em um balde pequeno. Cate todos os galhos, folhas e pedras. Mexendo com o bastão de madeira, acrescente água len­tamente até que a terra ou lama adquiram a consistência de nata grossa. Acrescente à mistura o jornal picado e uma colher de sopa de giz pulverizado. Misture os conteúdos suavemente. Deixe em repouso por 10 minutos para que os novos ingredientes absor­vam a água. Tenha certeza de que a mistura possui uma consistência que a permita passar facilmente pelo funil. Se houver necessidade acrescente mais água.
1.2. Faça um rótulo para a garrafa, anotando o local de origem da lama ou da terra, e a natureza da água empregada. Fixe o funil na boca da garrafa com fita adesiva. Segure com firmeza no lugar. Vá acrescentando a mistura de lama ou terra na garrafa até atingir a altura de aproximadamente um centímetro (1cm). Bata gentilmente a base da garrafa na mesa, uniformizando a mistura. Repita esse procedimento até a mistura alcançar quatro ou cinco centímetros antes do topo da garrafa. Tampe-a.
1.3. Prepare outras garrafas usando lama ou terra de locais diferentes. ATENÇÃO:Não esqueça de que cada garrafa deve estar corretamente rotulada.
Este experimento permite inúmeras variações, tais como:
• Na composição da mistura, a lama ou terra podem ser de locais diferentes, um tipo para cada garrafa;
• A água utilizada pode ser de diferentes qualidades: mineral, de torneira, de poço, destilada;
• As garrafas podem ficar expostas à luz (artificial ou natural) ou no escuro; no frio ou no calor, ou combinações entre essas variáveis;
• Como fonte de CELULOSE podem ser usados fragmentos de papel-jornal, de palha, ou folhas secas;
• As garrafas podem conter o mesmo tipo de terra ou lama, mas podem ser divididas em dois grupos: um irá receber materiais biodegradáveis, e o outro, materiais não biodegradáveis.
1.4. Escolha um lugar para colocar a(s) garrafa(s) que não seja sob a luz direta do Sol ou sob calor intenso.
1.5. Mantenha a(s) garrafa(s) em uma só posição, sem movê-la(s), e observe-a(s) diariamente. Anote as suas observações, atentando para mudanças que ocorrem na coluna, a cada centímetro da altura da garrafa, relacionadas à cor e à presença de bolhas.

Embora algumas mudanças como formação de bolhas, devido à produção de gás (CO2, H2, H2S ou NH3) possam ser vistas em poucos dias, normalmente são necessá­rias aproximadamente seis semanas para que ocorra mudança na cor do ambiente que você preparou.

Resultados esperados:

O resultado vai depender do que você colocou na garrafa e  do ambiente onde ela estava.

A seguir vamos comentar algumas situações com as quais você pode se deparar:

• As bolhas que aparecem são o resultado da formação de gás decorrente do meta­bolismo das células microbianas.
 • As diferentes tonalidades que aparecem no ambiente da garrafa são decorrentes da proliferação de micróbios com diferentes pigmentos fotossintéticos (clorofila=verde, ficocianina=azul e ficoeritrina=vermelha).
• Se você mantiver uma das garrafas no escuro, não haverá crescimento de bactérias fotossintéticas. Porém, outros tipos microbianos podem proliferar utilizando energia a partir de compostos orgânicos ou inorgânicos.
• Garrafas mantidas numa estufa com temperatura acima de 50ºC (120ºF) não apre­sentarão alterações pois a maioria dos micróbios que conhecemos não conseguem sobreviver nestas condições, a não ser que o solo que você utilizou seja oriundo de regiões próximas às áreas vulcânicas.
• Garrafas mantidas em baixas temperaturas não mostrarão crescimento ou este será muito lento, demandando um tempo muito maior, pois os micróbios terão seu crescimento bloqueado ou retardado, a não ser que a terra seja proveniente de regiões frias.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Artigo: contribuição de Louis Pasteur revolucionou os estudos médicos




No link abaixo, no site da Globo Ciência, é abordado sobre os métodos de esterilização criado por Louis Pasteur e como essa invenção revolucionou a medicina em todo o mundo.

http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2011/11/artigo-contribuicao-de-louis-pasteur-revolucionou-os-estudos-medicos.html 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Higiene Alimentar



As bactérias são necessárias a nossa sobrevivência, nós dependemos delas em processos fermentativos, como produção de álcool, queijos, vinhos... na indústria farmacêutica, como despoluente, são utilizadas de tantas formas, sem falar que vivem em simbiose com animais e plantas, mas apesar de tantos benefícios, se nós não tomarmos cuidado, principalmente com nossa higiene e dos alimentos, elas nos deixarão doentes.

O respeito por esse ser tão pequeno é importante, pois dependemos delas para a nossa sobrevivência.

terça-feira, 8 de novembro de 2011


Como ensinar microbiologia, com ou sem laboratório
O
s alunos vão aprender que microorganismos invisíveis, como bactérias e fungos, causam doenças ou ajudam a ter saúde.


Os biólogos já catalogaram mais de 1,5 milhão de espécies de seres vivos. Pelo menos 10% deles são invisíveis a olho nu, mas estão presentes em nossa vida desde que nascemos. A microbiologia faz parte do conteúdo de Ciências Naturais em todos os níveis de ensino, mas fica mais atraente a partir da 6ª série, quando os alunos conseguem desenvolver experiências e atividades que provam a existência dos pequenos seres.

Maria Teresinha Figueiredo, selecionadora do Prêmio Victor Civita Professor Nota 10, afirma que relacionar os microorganismos às questões de saúde pode ser uma das entradas para o mundo da microbiologia: "Ao explicar a necessidade de hábitos saudáveis, o professor mostra formas de contágio de doenças transmitidas por bactérias, por exemplo, e as maneiras de evitá-las".

História e vídeo para um aprendizado dinâmico

Se sua escola tem laboratório de Ciências bem montado, ótimo! Mas a falta de microscópio não vai impedir você de tratar desse conteúdo. "Nas primeiras séries, o professor pode ensinar regras de higiene, contar histórias que tenham germes como personagens ou passar vídeos ", sugere Gláucia Colli Inglez, do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo. Para os mais velhos, ela indica experiências com materiais alternativos, como as cinco sugeridas nesta reportagem.

Em qualquer caso, coloque os alunos em contato com a história da ciência. De acordo com Antônio Carlos Amorim, da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, localizar no tempo as descobertas dessa área ajuda os jovens a entender como as questões sociais motivaram os cientistas. O médico alemão Robert Koch (1843-1910), por exemplo, ganhou um microscópio quando uma doença provocada por bactérias estava matando pessoas e animais no Leste Europeu. Ao examinar sangue de carneiros, ele descobriu bastonetes que não existiam no sistema circulatório de seres saudáveis. Seus estudos levaram a postulados que fundamentaram a microbiologia e, mais tarde, à descoberta do bacilo causador da tuberculose.

É interessante ainda contar à garotada que os micróbios foram os primeiros seres vivos a habitar nosso planeta. Apesar da antigüidade, só foi possível confirmar a existência desse pequeno ser em meados do século 17, quando o holandês Antony van Leeuwenhoek começou a divertir-se derretendo vidro para fazer lentes. Ele produziu mais de 400 e usou-as para descrever bactérias, algas e protozoários. Daí à invenção do microscópio foi um passo, o que trouxe avanços na microbiologia e na medicina.

Com a constatação de que microorganismos existiam e afetavam os seres humanos, percebeu-se a necessidade de adotar medidas de higiene e políticas públicas de saúde que, a longo prazo, duplicariam nossa expectativa de vida. Hoje ainda morrem cerca de 20 milhões de pessoas por ano vítimas de infecções. Mas a vacinação em massa já erradicou doenças como a varíola e diminuiu o número de casos de tuberculose, raiva e outros males.

No link abaixo, há 5 experiências que podem ser realizadas em sala de aula:

O terror da bactérias



Uma explicação bem simples e fácil de entender sobre a defesa do organismo.

Microbiologia e Biomedicina


Aqui estão agrupados os principais causadores de doenças em seres humanos.

Mundo Microscópico


A olho nu... impossível. Somente quando formam colônias algumas podem ser visualizadas.

Microbiologia com Arte



Apesar de tão pequenos que nem conseguimos vê-los a olho nu, eles estão em toda parte do planeta, do lugar mais inóspito ao mais populoso, vivemos em uma grande simbiose. Eles, os grandes transformadores do mundo.

Microbiologia: Os "Patricarcas" e seus experimentos


Começaremos esse novo post mostrando um pouco das invenções que revolucionaram a microbiologia e também as principais teorias que a fundamentaram, assim como seus autores.
                              A descoberta de Robert Hooke (1635-1703) – Inglaterra





                                              O microscópio de Leeuwenhoek:



A partir de suas primeiras observações temos em 1673-1723 suas observações relatadas à Sociedade Real de Londres, abaixo uma imagem desse esboço:


Chegamos a Pasteur (1822-1895), com a geração espontânea de volta, e seus experimentos:




Após muitos estudos temos John Tyndall e as bactérias produtoras de endósporos.
Povos antigos usavam a fermentação para a produção de: vinhos (Grécia), kiu (cerveja de arroz) China (2300 a.C.), sakê (vinho de arroz fermentado), Japão (500 a.C.), shoyu (molho de soja), leite fermentado e koumiss (leite de camelo fermentado).

                                            Teoria microbiana das doenças:


Em 1850: Pasteur resolve problemas da indústria francesa de vinhos e estabelece a primeira teoria microbiana da fermentação, a PASTEURIZAÇÃO.

• Fracastoro (1546):

Seres pequenos causadores de doenças

• Plenciz (séc. 17):

Diferentes doenças eram causadas por diferentes microrganismos (parasitismo)

• Pasteur (séc. 19): indústria da seda

Doença causada por um protozoário, sugere a seleção de insetos

• Robert Koch (1843-1910):

Rival de Pasteur na descoberta do agente do carbúnculo (antraz): descobriu a bactéria Bacillus anthracis em 1876.

Primeiro pesquisador a provar que um germe era causador da doença, fazendo o mesmo mais tarde com a tuberculose.

Com isso podemos perceber os grandes avanços ao longo dos séculos que nos separam dos patriarcas da microbiologia.


Microbiologia: Quanto a origem


Seria terminantemente impossível falar de tal tema sem conhecermos sua origem e seu avanço ao longo da história, além de mencionar todos os seus efeitos e conseqüências positivas que nos trazem até os dias atuais.


Temos sua definição, quanto a origem da palavra:


                                                            mikros + bios + logos

A Microbiologia menos de 400 anos de história e primeiras idéias sobre doenças e fermentações tem início na Europa ocidental, contudo, povos antigos já tinham idéias sobre doenças e putrefação: África e Ásia


Mas na verdade, o que são considerados microrganismos?


Organismos unicelulares microscópicos, onde estão representados por fungos, bactérias, protozoários e vírus (acelulares).


No próximo post mostrarémos um pouco das descoberas inovadores que fizeram da microbiologia e o que ela representanta para o mundo hoje.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011



A Microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que dedica-se ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao microscópio. Com base neste conceito, a microbiologia aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos. Assim, a microbiologia envolve o estudo de organismos procarióticos (bactérias, archaeas), eucarióticos (algas, protozoários, fungos) e também seres acelulares (vírus).

Imagem Laboratório de Analises Clínicas



Segue imagem do setor de Microbiologia dentro do Laboratório de Análises Clínicas que desempenha um papel fundamental. Dentre eles podemos citar: auxílio ao diagnóstico e cura de infecções; detecção de surtos; suporte ao sucesso do programa de controle de infecção hospitalar dentro de uma instituição; fornecimento de informações ao serviço de vigilância epidemiológica.

domingo, 6 de novembro de 2011

Microbiologando

Olá Professor, seja bem vindo ao Microbiologando!


Este espaço é reservado para a interação entre professores, onde o tema é o ensino de microbiologia.

Sabendo a importância do ensino de microbiologia durante o Ensino Fundamental e Ensino Médio, traremos diversas sugestões de vídeos, materiais, experiências, planos de aula...

Venha participar e contribuir com suas sugestões!!! Aqui você é muito bem vindo!!!


Atenciosamente,

Equipe Microbiologandos / Tecbio 2011-2